quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sistema Cardiovascular


Sistema Cardiovascular


-           O corpo humano é composto por milhões de células as quais precisam receber constantemente tanto oxigênio quanto nutrientes, para que esse processo se realize se faz necessário um sistema especializado: O sistema cardiovascular. O sistema cardiovascular é formado pelo sangue, pelos vasos sanguíneos e coração.

-           O sangue é um fluído que circula através do corpo e é responsável pelo transporte de gases, nutrientes, hormônios.

            Coração

-           O coração é um órgão oco composto por músculos estriados que são capazes de realizar esforço constante. O coração é dividido interiormente por quatro cavidades dois átrios na parte superior e dois ventrículos na parte inferior. O sangue entra pelos átrios e passam para os ventrículos por onde é distribuído pelo resto do corpo através do vasos sanguíneos. Entre o átrio e o ventrículo existe uma estrutura chamada de valva que impede que o sangue retorne do ventrículo para o átrio como também existem valvas que impedem que o sague saído dos ventrículos retornem ao coração.

-           Para que o sangue seja bombeado para todo o corpo o coração realiza dois movimento denominados de sístole e diástole. As sístoles são os movimentos de contração que empurram o sangue e a diástoles relaxam a musculatura cardíaca permitindo a entrada de sangue.

Esquema:

1 – Diástole dos átrios: os átrios relaxam permitindo a entrada de sangue.

2 – Sístole dos átrios: Após os átrios se encherem de sangue, eles se contraem; assim as valvas se abrem permitindo a passagem do sangue para os ventrículos.

3 – Sístoles dos ventrículos: os ventrículos se contraem empurrando o sangue para fora do coração.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são estruturas tubulares, flexíveis e ocas que servem para que o sague corra livremente pelo corpo. Os vãos são classificados da seguinte forma: Artérias, veias e capilares.

Artérias e veias: As artérias transportam o sague do coração para o corpo e as veias transportam o saguem do corpo de volta par ao coração. As artérias apresentam paredes mais grossas com mais músculos, as veias apresentam valvas que impedem o sangue de mudar seu sentido.

Células do sangue

- Hemácias: Responsáveis pelo transporte de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo.

- Leucócitos: Células especializadas na defesa do organismo contra agente externos como vírus e bactérias.

- Plaquetas: Responsáveis pela coagulação do sangue.

Sistema Digestivo


Sistema Digestório


-           Para realizar as atividades do dia a dia é necessário gastar calorias e essas calorias são adquiridas a partir da alimentação que é responsável pela construção e manutenção do corpo.

-           Os alimentos são formados de maneira geral por lipídios, proteínas e carboidratos, entretanto quando nos alimentamos as moléculas desses compostos são grandes para que possa haver a absorção pelo organismo, assim sendo, essas partículas são quebradas em subunidades pelo processo da digestão.

-           Para viabilizar o processo digestório existem algumas enzimas que são encontradas nos sucos digestivos que são a saliva, suco gástrico, suco pancreático e suco intestinal.
 

Órgãos do Sistema Digestório
 
-           O sistema digestório é composto por de duas partes divididas em tubo digestório e glândulas anexas.

 

Tubo Digestório: Canal formado por: Boca, língua, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso e ânus.

Glândulas Anexas: Glândulas salivares, fígado com a vesícula biliar e pâncreas.

Funções:

Glândulas salivares: Umedecer a boca, a comida e facilitar a digestão, além de conter enzimas responsáveis pela degradação de moléculas grandes como amido.

Fígado: Umas das funções é produção da bile.

Vesícula biliar: Armazenar a bile, que é expelida pelo conduto biliar no duodeno favorecendo os movimentos dos intestinos e a absorção dos nutrientes. Além disso, evita a putrefação e emulsiona as gorduras.

Pâncreas: Secreção de enzimas que facilitam a digestão, enzimas essas que digerem proteínas, carboidratos e gorduras.


Ação mecânica da digestão


-           Ação dependente da movimentação de ossos e músculos, começando pela mastigação continuando pela deglutição e peristaltismo.

Mastigação:  Os alimentos são partidos em pedaços menores pela ação dos dentes e musculatura voluntária.

Deglutição: Ato de engolir o alimento.

Peristaltismo: Contrações involuntárias que empurram o alimento.

 
Ações químicas da digestão
 
-           As ações químicas da digestão começam na boca, passam pelo estômago e intestino delgado. Assim temos a insalivação, quimificação e quilificação.

Insalivação: Na boca a saliva que carrega enzimas que começa a digestão transformando o amido encontrado em alguns alimentos em açúcar. Enzima: Amilase salivar.

Quimificação: Ação realizada no estômago onde inicia-se a digestão de proteínas pela ação do suco gástrico e ação de enzimas como pepsina.
Quilificação: Corresponde a digestão intestinal.